sábado, 11 de dezembro de 2010

Como vencer o medo

Será que você já parou para pensar em quantas oportunidades já deve ter perdido na vida simplesmente por sentir medo?



O medo faz pate de todos nós, não há como evitá-lo, sem ele colocaríamos a todo tempo nossas vidas em risco. Porém, algumas vezes ele é desnecessário e até prejudicial. Não há, por exemplo, um motivo real para ter medo de falar em público, mas apesar disso, para muitas pessoas isto pode ser um pesadelo. Neste caso o medo se torna irracional, afinal o que poderia acontecer de pior ao falar em público, morrermos? Neste caso nossa vida não está sob risco, mas mesmo assim o medo insiste em nos atrapalhar. Então o que fazer?




Não é tão simples vencer nossos medos, falar em público pode ser o menor de todos eles, ou talvez, este nem seja o seu caso. De qualquer forma, pra começarmos falando do medo é importante reconhecer que nossos temores existem e que eles nos prejudicam. Desta forma, ao reconhecê-los, podemos aprender a lidar com eles.

O corajoso é aquele que não tem medo?

Não, o corajoso é aquele que age apesar do medo, não o deixa paralisá-lo



Não precisamos eliminar todos os nossos medos, apenas devemos controlá-los e nos acostumarmos a eles. Já ouvi muitos artistas consagrados dizerem que ainda sentem o mesmo frio na barriga que sentiam quando subiram em um palco pela primeira vez e será que isto faz alguma diferença pra eles? Aposto que não.

Um caso de superação do medo que posso citar é o dos esportistas radicais: imagine o que é saltar de um avião, mesmo com o para-quedas e com equipamentos de segurança é algo apavorante. Muitos fazem isso, apenas pra sentirem a "adrenalina na veia", o que se refere justamente a sensação de medo, ou seja, eles não só superaram e se adaptaram a sensação de medo, como passaram a gostar dela.

Sabemos que é difícil chegar a este ponto, mas não impossível, precisamos apenas de prática, para que possamos nos acostumar ao medo. Comece não deixando seu temor te imobilizar, sempre que o medo irracional quiser que você pare, continue, o medo só existe para a proteção de nossas vidas, desta maneira, sempre que se vir amedrontado diante de uma situação que não impõe risco a sua vida, mas que te paralisa lhe impedindo de aproveitar uma oportunidade positiva, saiba que o pior que poderia acontecer, simplesmente não irá acontecer. Quando tiver medo de falar em público, de falar com a mulher ou homem que você deseja, de pedir um aumento ou uma promoção ao chefe, enfim, de buscar o teu próprio bem, não pare, simplesmente aja. Com o tempo aquela sensação de medo não vai mais te atrapalhar e, como no caso dos esportistas citados acima, você pode até passar a gostar dela.

 Por hoje é isso pessoal, até a próxima.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Alguma crítica ou sugestão? Comente logo abaixo.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More